segunda-feira, 5 de março de 2012

CENSURA DOS GESTOS DA CRIANÇA

Reconhecer a linguagem corporal das crianças é uma tarefa minuciosa e ao mesmo tempo de simples observação para com nosso entendimento corporal e para com as mensagens que as crianças estão tentando nos dizer. De fato, o que pode se tornar um grande mal entendido por ambos prejudicando um desenvolvimento ainda precoce, pode se tornar bem mais grave em um futuro próximo.

Therese Bertherat e Carol Bernstein no Livro "O CORPO TEM SUA RAZÕES" já observavam esse relações entre o seu entendimentos ou melhor por elas dizendo os seus "disfarces" corporais com a sua visão para as crianças. "Censuramos nossos gestos e atitudes e recusamo-nos a vê-los no outro e sobretudo em nossos doubles. Não exigimos das crianças que sejam fiéis a si mesmas, mas sim à imagem que escolhemos para elas e que lhes impomos".

Por isso, atentemos para nossos diálogos com as crianças sejam em aula ou como seus filhos. Uma punição pode reduzir campos de experiências em seu desenvolvimentos integral e trazer a repressão de sua expressão natural e de suas emoções.


By Lucimeire Monteiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário